ADSL

adsl

Nos últimos tempos os usuários de redes computadores e aqueles que utilizam o computador para navegar na Internet vêm experimentando um aumento na oferta de novos serviços de conexão com velocidades mais altas. Dentro dessa nova realidade, o uso da tecnologia ADSL para disponibilizar os serviços em banda larga está ganhando popularidade rapidamente. Mas, afinal, o que é ADSL exatamente?

O ADSL, sigla em inglês de Linha Digital Assimétrica de Assinantes (Asymmetric Digital Subscriber Line), é uma tecnologia/protocolo de conexão utilizada nas redes de acesso dos provedores de serviços de telecomunicações que não se refere a uma linha propriamente dita como o nome pode sugerir, mas aos equipamentos utilizados que convertem o padrão da linha telefônica comum em um canal de comunicação digital de alta velocidade. O ADSL utiliza a rede de telefonia fixa pública, permitindo o tráfego de voz e dados através de um par metálico comum (fios de cobre), com velocidades que chegam aos 8Mbps, possibilitando, por exemplo, o acesso à Internet em alta velocidade.

Enquanto o espectro das freqüências de voz se situa na faixa de 4KHz, o tráfego de dados é feito em freqüências superiores (entre 4KHz a 2MHz). Por esse motivo é uma tecnologia que permite a transferência de dados em altas velocidades e o uso simultâneo da linha telefônica para trafegar voz.

O termo Asymmetric (assimétrico) indica que existe uma diferença entre as velocidades de envio de dados (upstream ou upload) e as velocidades de recebimento de dados (downstream ou download). A técnica consiste em dividir a linha telefônica em três canais virtuais (um canal para voz, um canal de alta velocidade para download e um canal de velocidade média para upload). As velocidades de download em alguns provedores podem ir de 128Kbps até 8Mbps e de upload de 16kbps até 768Kbps. Como a velocidade para download é maior do que a velocidade para upload, diz-se que é uma técnica assimétrica.

adsl

Sempre é bom lembrar que fazer um download significa transferir um arquivo de um computador remoto (que pode estar conectado na Internet) para o seu próprio computador e um upload significa transferir um arquivo do seu computador para outro computador na Internet. Por exemplo, se um usuário possui um link ADSL de 256Kbps, a velocidade que terá entre seu computador e o provedor de serviços para a recepção de dados (download) será de 256kbps, enquanto a velocidade de envio (upload) será menor.

Os provedores de serviços de conexão oferecem várias opções de acessos ADSL, com taxas de transmissão e preços que variam de um serviço para outro. Para os usuários domésticos, normalmente as empresas de telecomunicações disponibilizam conexões com velocidades entre 128Kbps até 2Mbps.

As velocidades que uma linha ADSL pode alcançar dependem da distância entre o usuário e o provedor do serviço. Na prática, pode alcançar um raio de 6Km em torno da estação que provê o serviço. Por exemplo, se um usuário mora próximo a uma central telefônica que oferece o acesso ADSL, ele terá a oferta de maiores velocidades do que outro situado em distância bem maior. Na tabela seguinte está exemplificada uma situação prática apresentando uma relação entre as velocidades de um link ADSLbásico e suas taxas de upload e download mais freqüentes.

Velocidade do link Download Upload
256Kbps 256Kbps 128Kbps
512Kbps 512Kbps 128Kbps
2Mbps 2Mbps 300Kbps

Resumindo, o ADSL é uma tecnologia que utiliza linhas digitais dedicadas, a partir da rede de telefonia pública, ideal para a conexão com a Internet e com taxas de transmissão que funcionam em combinação de recepção/envio, sendo que a taxa de recepção é sempre privilegiada. Como utiliza uma linha telefônica comum, permite ainda o uso do telefone para fazer e receber chamadas ao mesmo tempo em que navega.

A conexão ADSL exige a instalação de equipamentos compatíveis e a assinatura em um provedor que ofereça o acesso por meio dessa tecnologia. Em qualquer caso, o custo da conexão é fixo, ou seja, não há a tarifação de pulsos no uso da Internet ou do telefone.

Escrito por: José Maurício Santos Pinheiro

Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_introducao_adsl.php

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s