Provedor x Servidor!

Olá pessoal, hoje coloco aqui no blog as diferenças entre Provedor e Servidor. Curiosidade que surgiu como dúvida de um aluno na aula de Desenvolvimento de WebSite, no momento em que explicava sobre a história da Internet.

Foi bem interessante a exposição do aluno que observou o seguinte ponto:

– Com o crescimento dos servidores pelo mundo no decorrer da década de 90 a quantida de provedores cresceu juntamente.  A partrir daí surgiu a pergunta: Qual a diferença entre provedor e servidor?

Conceitos

Provedor é uma pessoa ou uma instituição encarregada de executar uma encomenda, ordem, comissão ou um pedido de um comitente.

Provedor de acesso à Internet

O fornecedor de acesso à Internet (em em inglês Internet Service Provider, ISP) oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como “e-mail”, “hospedagem de sites” ou blogs, entre outros.

Inicialmente como um serviço cobrado, com o tempo passou a ser oferecido também como serviço gratuito, por empresas que estruturaram um outro modelo de negócio.

Geralmente, um ISP cobra uma taxa mensal ao consumidor que tem acesso à Internet embora a velocidade de transferência dos dados varie largamente.

O termo formal para velocidade de Internet é largura de banda — quanto maior for a banda, mais alta é a sua velocidade.

A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. As ligações dial-up requerem a utilização de linhas telefônicas, e habitualmente têm ligações de 56 Kbps ou menores. As ligações de banda larga podem ser RDIS, acessos de banda larga sem fios, cable modem, DSL, ligação por satélite ou Ethernet. A conexão de banda larga está sempre ligada (exceto o RDIS) e a velocidade varia entre os 64 kbps , 24+ Mbps(ADSL 2+) e 100+ Mbps(Fibra).

Com a crescente popularidade do compartilhamento de arquivos e o download de músicas, vídeos e outros arquivos complexos e a procura geral por carregamentos de página mais rápidos, as ligações de largura de banda superior estão a tornar-se mais populares.

Provedor Wireless

Funcionamento

Obs:  Clique sobre a imagem para ler o conteúdo.

Servidor

Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

Tipos de servidores

Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:

* Servidor de fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.

* Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários.

* Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.

* Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.

* Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.

* Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um cadastro de usuários.

* Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.

* Servidor proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.[1]

* Servidor de imagens: Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

* Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.

* Servidor webmail: servidor para criar emails na web.

* Servidor de virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.

Resumindo: Provedor oferece o serviço de acesso a internet, agregando outros serviços. Servidor equivale a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador, onde reside informações.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/

Provedor é uma pessoa ou uma instituição encarregada de executar uma encomenda, ordem, comissão ou um pedido de um comitente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s