Tutorial – Saiba tudo sobre o Google APPS

Utilize o Google APPS e deixe o Google ser seu servidor de E-mails

Aqui nós vamos falar um pouco sobre o Google APPS, vamos esplicar o que é este serviço do Google, quais são as vantagens para os utilizadores e como configurar o serviço.

Sobre o Google Apps:

Google APPS é um serviço grátis de servidor de e-mails do Google, o serviço pode ser utilizado por qualquer empresas ou pessoa que tenha um domínio registrado em qualquer extensão (.com.br, .com, .org, .info, .biz…).

Primeiro é preciso dizer que não haverão alterações em seus e-mails, eles ficarão exatamente como se tivessem sido criados por você no painél de controle de sua hospedagem e nenhum cliente seu ou qualquer pessoa poderá saber que é o Google que está hospedando seus e-mails.

O Google não colocará propagandas nem qualquer texto em suas mensagens e não fará nenhuma alteração no nome de seu e-mail, o nome de seu e-mail será algo do tipo: “email@seudominio.com.br” ou “email@dominio.com”, o nome do Google não aparece em nenhum momento.

Utilizando o Google APPS você terá acesso ao painél de controle do serviço, com o painél de controle você poderá criar e deletar contas de e-mail, criar páginas em HTML simples que serão hospedadas pelo Google, ativar e desativar serviços diversos para seu APPS e colocar seu nome ou o nome de sua empresa e seu logotípo em todas as páginas do serviço para criar um visual mais profissional nas páginas que forem utilizadas pelas pessoas que usarem os e-mails ou outros serviços do APPS em seu domínio. O painél de controle está completamente em portugês.

As contas de e-mail criadas por você no Google APPS terão 6.5GB de espaço cada e contarão com serviços variados como AntíSpam, AntíVírus, Rascunho para as mensagens que você começar a escrever, Google Talk, Configuração simples para utilizar o Outlook, Agenda online individual ou de grupo, Documentos, planilhas e apresentações online, página de pesquisa Google com seu logotípo, seu nome (sem o nome nem o logotípo do google) e serviços variados que você poderá colocar nestá página. Além disso a Google está aumentando os recursos e serviços do APPS.

Utilizando o Google APPS nada será alterado em seu domínio, seu site continuará hospedado em um servidor pago, não serão incluídos códigos ou qualquer alteração nas páginas de seu site.

Em se tratando de segurança a Google é imbatível, seus e-mails serão hospedados pelos servidores do Google, na realidade por 5 servidores do Google em locais diferentes, isso significa que mesmo que aconteça um incendio ou atentado em um dos servidores do Google seus e-mails e configurações continuarão funcionando normalmente nos outros servidores. Mesmo utilizando a versão gratuíta, que está sendo tratada aqui o serviço mantém uma taxa de uptime de 99,9%.

Além de todas as vantagens você ainda poderá ganhar dinheiro indicando outros usuários para o serviço. O Google APPS é um serviço que vem crescendo muito em número de usuários e recursos, e sem dúvidas vale a pena ser testado.

O serviço é grátis e muito simples de ser configurado (como veremos a seguir), a única exigência é que você tenha um domínio registrado e tenha acesso ao painél de controle de sua hospedagem para fazer as configurações necessárias.

Para esclarecer dúvidas acesse: http://www.google.com.br/support/a/
Para criar sua conta e utilizar o serviço acesse: http://www.google.com/a/?hl=pt_BR

Como criar sua conta no Google APPS:

1 – Para utilizar o Google APPS voce precia acessar a página do serviço no endereço: http://www.google.com/a/?hl=pt_BR.

2 – Clique no botão azul que está no alto da página, no canto alto a direita onde está escrito: “Compare edições e inscreva-se“.

3 – Vão aparecer as versões do serviço para voce escolher, duas delas são gratuítas, escolha uma delas, a que tem mais recursos é a “Education” mas para utilizá-la voce precisa ser uma escola de ensino médio ou fundamental sem fins lucrativos. Recomendamos que voce escolha a opção: “Standard“, para isso basta clicar no botão azul “Inscreva-se” da opção “Standard“.

4 – Deixe marcada a opção “Administrador: eu possuo ou controlo este domínio” e informe o nome de seu domínio na guia abaixo, Não utilize o “http://” no início do domínio, coloque apenas: “http://www.seudominio.com.br” depois disso clique em “Primeiros passos”.

5 – Agora você deve preencher o formulário de cadastro do serviço, o formulário está em português e é muito simples de ser preenchido. Aqui voce escolhe o número de contas de e-mail disponíveis para seu serviço (máximo de 500 contas) e fornece outras informações como seu nome, nome de sua empresa ou site, seu cargo, o tipo de empresa ou site que voce opera, o tamanho de sua empresa entre outros dados. Informe todos os dados corretamente e clique em “Continuar” no final da página.

6 – Agora você precisa escolher o nome de usuário e a senha para o e-mail do administrador do APPS que voce está criando. Pode marcar as caixas de seleção sobre os serviços do Google APPS e sobre o contato para solicitar suas opiniões sobre o serviço. Depois disso clique em “Aceito. Continuar a configuração >>“.

7 – Pronto, agora seu painél de administração do Google APPS já foi criado, você será redirecionado diretamente para ele. Você receberá um e-mail com as informações de sua conta. É importante lembrar que embora o serviço esteja liberado e o painél de controle acessível os e-mails e serviços ainda não funcionam, para isso você deve realizar as configurações de DNS no painél de controle de sua hospedagem (sua hospedagem paga, ex: o painél de controle de seu plano na Format), esta será a próxima parte deste tutorial.

Confirmando a propriedade do seu domínio no Google APPS:

Até aqui nós vimos oque é o Google APPS e como criar sua conta para utilizar o serviço, o problema é que depois de criar a conta o serviço ainda não funciona, é preciso realizar as configurações necessárias no painél de controle de sua hospedagem para que o serviço funcione corretamente, é isso que veremos agora.

1 – No e-mail que voce recebeu do Google ao criar sua conta no APPS estão os links de acesso à sua conta de e-mail do APPS e ao painél de controle do administrador do sistema, o link de acesso ao painél de controle é mais ou menos assim: “http://www.google.com/a/seudominio.com.br/“, acesse seu painél de controle com os dados da conta do administrador (login e senha) que foi criada por você.

2 – Repare que no alto do painél de administração de seu APPS existe um aviso de que a propriedade de seu domínio ainda não foi confirmada, você tem alguns dias para confirmar a propriedade do domínio, se isso não for feito sua conta no Google APPS será cancelada. Veremos abaixo como confirmar a propriedade do domínio e começar a utilizar o serviço de forma profissional.

3 – Clique em “Confirmar propriedade de domínio” no alto da tela de seu painél de controle do APPS.

4 – Escolha a opção “Altere o seu registro CNAME“, o Google vai informar como fazer esta alteração, anote as informações que aparecem nesta tela e deixe esta tela aberta até terminarmos o restante das configurações. Veremos isso em detalhes abaixo:

4-a. Acesse o painél de controle WHM de seu plano de revenda Linux (em outra janela, não feche a janela anterior do painél): (http://www.seudominio.com.br/whm) e entre com seu login e senha, Ainda não realizamos testes com planos Windows. Se você utiliza um plano de hospedagem Linux entre em contato com a Format e informe os dados que devem ser alterados em seu domínio.

4-b. Em seu painél WHM procure a opção “DNS Functions” no menu lateral e clique em “Edit DNS Zone” (imagem abaixo):

Imagem

4-c. Selecione o domínio que você informou quando criou sua conta no APPS e clique em “Edit“, como mostra a imagem abaixo:

Imagem

4-d. Vá até o final da página e crie o novo registro CNAME como o Google pediu que fosse feito, use os dados informados pelo Google. A imagem abaixo mostra como fica, abaixo da imagem nós vamos explicar oque são estas informações:

Imagem

(1)==> Esta é a “string exclusiva” que foi informada pelo Google quando você clicou em “Confirmar propriedade de domínio” e escolheu a opção “Altere o seu registro CNAME“.

(2)==> Aqui você escolhe o tipo de registro que está sendo criado, o Google solicitou o registro CNAME.

(3)==> Aqui você informa o endereço que foi indicado pelo Google em “Aponte o registro CNAME para:” quando você clicou em “Confirmar propriedade de domínio” e escolheu a opção “Altere o seu registro CNAME“.

Procure maiores informações em nossos Fóruns sobre WHM e Plesk sobre como alterar suas zonas de DNS.
Depois de tudo pronto clique em “Save“.

5 – Depois de realizar estas alterações no painél WHM você deverá voltar para a tela que ficou aberta em seu painél de controle do APPS e clique em “Confirmar“.

6 –Você será redirecionado para a tela principal de seu painél de controle APPS e verá uma mensagem no alto da tela dizendo: “Estamos verificando a propriedade do domínio. Essa operação pode levar 48 horas para ser concluída.“, geralmente esta confirmação é feita no tempo médio de uma hora mas o Google pede o prazo máximo de 48 horas para verificar. Quando tudo estiver ok esta mensagem vai desaparecer.

Configurações finais para utilizar o Google APPS:

Bom, até agora está tudo correndo bem, nós já criamos nossa conta no Google APPS e já realizamos as primeiras alterações no WHM para confirmar a propriedade de nosso domínio, ainda falta a última parte que é oque veremos a seguir:

Agora nós vamos realizar as configurações que farão com que o Google APPS realmente funcione como nosso servidor de e-mails, esta é a parte mais importante do processo, nós iremos configurar registros MX e TXT na Zona de Edição de DNS de seu painél WHM. Faça exatamente como é informado abaixo:

1 – Acesse novamente a zona de edição de DNS no painél WHM de seu plano Format e selecione o domínio que está sendo utilizado na configuração de seu APPS, exatamente como foi feito para confirmar a propriedade do domínio.

Imagem

Seguem as explicações:

Para a configuração do registro TXT:

Primeiro nós informamos o nome do domínio sem a parte do “http://www.“, use apenas “seudominio.com.br.“, repare na imagem acima que existe um ponto logo depois do nome do domínio.

Depois, logo a frente do nome do domínio nós selecionamos o tipo de registro que vamos utilizar, neste caso será o registro “TXT“.

Em seguida colocamos a linha de comando para o registro TXT que estamos configurando, na imagem acima não dá para ver esta linha completa então vou informá-la abaixo. Não se esqueça de utilizar exatamente como ela aparece abaixo, incluindo o ponto no final do código:

Código: Selecionar tudo
v=spf1 include:aspmx.googlemail.com ~all.

Para a configuração do registro MX:

Na linha abaixo do registro TXT nós vamos configurar o registro MX, o início é exatamente como foi a configuração do registro TXT, informe seu domínio sem o “http://www.“, use apenas “seudominio.com.br.” e não se esqueça do ponto no final do domínio como mostra a imagem acima.

Agora selecione o tipo de registro que está fazendo, neste caso é o registro “MX“.

Logo a frente você deve informar a prioridade deste registro, quanto menor for o número informado aqui maior será a prioridade do registro, informe 0 (zero) como na imagem acima.

Em seguida informe o endereço do servidor MX do google, você pode usar exatamente como está aqui e na imagem acima, o servidor que deve ser utilizado é: “aspmx.l.google.com.” Não se esqueça do ponto no final do endereço do servidor MX. Este endereço é padronizado, basta copiar o endereço do servidor informado abaixo e utilizar em sua configuração:

Código: Selecionar tudo
aspmx.l.google.com.

Agora clique em “Save” para salvas as configurações do registro TXT e MX que acabamos de criar.

2 – Acesse novamente o seu painél de controle do Google APPS e clique em “Configurações do serviço >>” no menu que aparece no alto da página, você verá um sub menú, escolha a opção “E-mail“.

3 – Agora clique em “Instruções sobre como ativar e-mails” e em seguida, na próxima tela clique em “Alterar registros MX“.

4 – Agora é simples, siga até o final da página e clique no botão “Concluí essas etapas”. Você será redirecionado para a página principal do painél de controle de seu Google APPS.

5 – O serviço está pronto, basta esperar até a próxima propagação de DNS para que o Google faça o papel de servidor para seus e-mails. Assim que a propagação de DNSs ocorrer as mensagens de confirmação de propriedade de domínio e de configuração do serviço vão sumir de seu painél de controle do Google APPS.

Faça backup das mensagens de e-mail das contas de e-mail que você tem no cPanel, depois da propagação do DNS as novas mensagens somente poderão ser acessadas pelo Google APPS de forma mais simples e prática doque o acesso ao Horde pelo cPanel, as mensagens que estiverem em sua caixa de mensagens depois da propagação do DNS somente poderão ser acessadas pelo cPanel.

Utilize o painél de controle do Google APPS para recriar todas as contas de e-mail que voce utilizava ou tinha criado antes no cPanel, quando o DNS for propagado as contas que tiverem sido criadas no Google APPS passarão a funcionar automáticamente.

Configure o seu cliente de e-mails para receber as mensagens de suas contas de e-mail no Google APPS, depois de criar uma conta de e-mail no APPS acesse a caixa de mensagens desta conta e clique em “Configurações” no canto alto a direita da tela, depois disso vai aparecer uma tela amarela onde várias configurações serão possíveis. Em breve esplicaremos em detalhes como configurar seu outlook para receber as mensagens do Google APPS.

Dúvidas finais e explicações:

Cabem algumas esplicações sobre as configurações que realizamos:

1 – Não é preciso esperar que uma etapa seja cumprida para executar a próxima, você pode realizar todas as configurações de confirmação da propriedade do domínio e criação dos registros MX e TXT juntas, não precisa fazer uma parte, aguardar a propagação do DNS, fazer a outra parte, esperar propagar novamente… Faça tudo de uma vez.

2 – O Google informa 7 endereços de servidores MX com 3 níveis de prioridades, porque este tutorial pede para usar somente um endereço de servidor MX e apenas a prioridade 0?

Isso é simples, experiência própria, testamos o serviço do Google APPS em diversos domínios, em diferentes servidores com configurações diferentes e realizamos uma grande pesquisa sobre erros, problemas e dúvidas mais comuns dos usuários do APPS, na maior parte dos casos as configurações que são informadas pelo Google funcionaram perfeitamente mas em alguns domínios ela não funcionou ou funcionou por alguns dias e depois simplesmente parou de enviar os e-mails. Em vários testes nós chegamos a esta configuração apresentada no tutorial onde conseguimos utilizar o serviço com 100% de uptime e com total qualidade de operação no envio e recebimento dos e-mails e em todos os outros serviços do Google APPS em todos os domínios onde os testes foram realizados.

3 – O que é e porque utilizar o registro TXT?

O registro TXT é na verdade um registro SPF (Sender Policy Framework), ele serve para informar quais hosts têm permissão para enviar e-mails em nome de seu domínio, assim suas mensagens correm um risco muito menor de serem consideradas SPAM por outros servidores de e-mail para onde você vai enviar suas mensagens. Esta é uma medida de segurança, sem ela é possível que suas mensagens não sejam recebidas por alguns servidores de e-mail.

4 – Fiz as configurações informadas acima mas meus e-mails do APPS ainda não funcionam.

Reveja todos os passos, principalmente as configurações de edição de DNS e tenha a certeza de que estão corretas, muitas delas exigem um ponto no final do código. Aguarde a propagação do DNS, ela pode levar até 48 horas para acontecer. Procure no fórum maiores informações sobre a alteração de registros na zona de DNS do WHM ou peça ajuda ao nosso suporte em sua área de cliente Format.

5 – Tenho um plano Windows ou hospedagem linux sem o WHM. Como faço para utilizar o APPS?

Ainda não realizamos testes do Google APPS em planos de hospedagem ou revenda Windows com painél de controle Plesk. Se voce tem um plano de hospedagem Linux e deseja utilizar o Google APPS entre em contato com a Format e informe os dados que devem ser usados para confirmar a propriedade de seu domínio, estes dados são informados a voce no painél de controle do APPS como foi descrito acima. A Format fará as alterações e assim que estiverem concluídas enviaremos uma mensagem para sua área de cliente informando a conclusão do serviço para que você possa continuar suas configurações no painél de controle do APPS.

6 – Como configurar e utilizar os outros serviços oferecidos pelo Google APPS?

Em breve nós enviaremos outros tutoriais, aqui mesmo neste fórum, sobre o Google APPS detalhando todos os serviços oferecidos pelo APPS, como configurar e utilizar cada um deles, como personalizar as páginas do APPS com seu logotípo, como configurar o Outlook para trabalhar com o Google APPS e muito mais. Aguarde.

OBS: SE O SEU SERVIDOR FOR HOSTNET OU QUALQUER OUTRO QUE NÃO SIGAM AS INSTRUÇÕES DE CONFIGURAÇÕES DO DNS ACIMA, ENTRE EM CONTATO PELO 0800… DA EMPRESA NA QUAL VOCÊ HOSPEDA SEU SITE E FALE QUE VOCÊ DESEJA CONFIGURAR SUAS CONTAS DE EMAIL NO GOOGLE APPS E PRECISA QUE SEJA CONFIGURADO OS REGISTROS MX. O PESSOAL IRÁ LHE PASSAR OS PROCEDIMENTOS QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER E PRONTO, SUA CONTA ESTÁ CONFIGURADA.

Fonte: http://www.forum.formatonline.com.br/viewtopic.php?f=69&t=31

17 comentários sobre “Tutorial – Saiba tudo sobre o Google APPS

  1. Boa tarde!
    Há 2 dias comprei um domínio através do Blogger. Recebi um e-mail confirmando o pagamento e que o domínio era meu…o problema é que não consigo criar a conta do administrador… depois de preencher as lacunas e clicar em avançar, aparece a mensagem ” erro no servidor Não foi possível processar a sua solicitação neste momento. Tente novamente mais tarde.” Estou com medo de não conseguir confirmar a propriedade do domínio e perdê-lo.
    Por favor, me ajudem!!
    Desde já agradeço a atenção.

  2. Caros, boa tarde!
    Não estou conseguindo receber e-mails da minha conta do google apps que tenho a algum tempo, vocês poderiam me ajudar como resolver isso?
    Aguardo retorno
    Abraços
    Davidson

  3. pessoal, estou tendo problema no recebimento dos e-mails de uma empresa especificamente, todos os funcionários aqui não estão recebendo e-mails dessa empresa. Já verificamos tudo e Segue abaixo configurações do MX records e diagnostico de erro:

    Your current MX records for roix.com.br:

    Priority Points to
    10 ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    20 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    20 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM.
    30 ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM.
    30 ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM.
    30 ASPMX4.GOOGLEMAIL.COM.
    30 ASPMX5.GOOGLEMAIL.COM.

    Informações de diagnóstico para administradores:
    Gerando servidor: SC14TB389.salvador.inet
    luciana@roix.com.br
    Postini #550 MX records inaccessible for too long for domain:roix.com.br – psmtp ##

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR? INFELIZMENTE O GOOGLE NÃO FORNECE NENHUM E-MAIL DE CONTATO OU FONE PARA NOS DAR SUPORTE.

  4. Prezado,
    É obrigatório eu ter o site hospedado em algum lugar ou basta eu ter o domínio registrado? Por exemplo no registro.br eu posso usar a opção de DNS deles (DNS autoritario) e nesse caso o meu dominio já está vinculado a estes DNS (primario e secundario). Isso basta para configurar o Google Apps?

  5. Bom amigo. Ajude-me. Eu tenho o google apps. Só que ainda não vi vantagens relativamente ao Gmail normal. Haverá forma de eu aprender a a trabalhar e tirar real partido da aplicação?
    Carlos Gaspar

    1. Caro Carlos,
      de acordo com a experiência que eu tenho, praticamente vai te possibilitar usar os mesmos recursos, utilizando a versão gratuita. Ao utilizar a versão paga você pode usufluir de outras aplicações, como: google docs, agenda entre outras. Neste caso a utilização deste google apps é para ao invés de usar o gerenciador de emails do próprio servidor, vc estaria utilizando toda a estrutura do gmail, porém com o domínio do seu servidor.
      Qualquer dúvida entre contato.

  6. Estou numa luta quase sem fim para fazer funcionar no google apps um outro dominio (dominio secundário). Após validação da propriedade do dominio ok, meu enganchado tá na nessa mensagem que o google apps insiste em manter: “Validação da configuração de registros MX em andamento…” Desde o dia 23 desse mês que fiz as alterações do registro MX onde o site está hospedado e até o momento não consegui concluir essa atividade. Para que o dominio secundário funcione de modo que possa criar e-mails usando esse dominio secundário no Google Apps é necessário fazer algo a mais além de configurar o registro MX ?? Se alguém puder dar uma ajuda agradeço desde já.

    1. Diego, é o seguinte: Dentro do site que hospeda seu domínio você precisa adicionar um subdominio. Se seu domínio for “empresa.com.br” você pode adicionar um subdominio, sendo que esse fique dessa forma “vendas.empresa.com.br”. Depois no google apps você vai em “Configurações do Domínio” e na aba “Nomes de Domínio” > Adicionar um alias de dominio ou um domínio. Adiciona o dominio “vendas.empresa.com.br”. Logo em seguida você precisa voltar no site que hospeda seu domínio e adicionar um arquivo MX relacionado ao subdomínio que você criou “vendas.empresa.com.br”. Não altere, nem delete o arquivo MX relacionado ao seu domínio “empresa.com.br” pois você terá problemas com recebimento do seu e-mail. Aqui na empresa tenho o domínio principal hospedado em um provedor e criei o subdominio hospedado no google apps pro pessoal de vendas. Acontece que na prática não podemos ter 2 provedores de hospedagem pra apenas um domínio. O arquivo MX é único. Por isso a necessidade de se criar um subdomínio.

  7. Como é que o próprio usuário e não eu (o admnistrador) se cadastra no Google Apps ?

    Estou em desespero e fiquem sabendo que isso é possível sim, pq a globo.com e o iG fazem isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s